segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Palestra3

Palestra3:
Contexto e contextualização nos processos de ensino e aprendizagem da matemática no Ensino Básico
Prof. Dr. Saddo Ag Almouloud – PUC/SP

Contexto e contextualização no ensino da matemática são dois temas presentes nas discussões da área da Educação Matemática, nos PCN (BRASIL 1998 e 2010) e nas diretrizes curriculares. Mas eles têm sido objeto de polémicas e equívocos na problematização de situações portadoras de significado para o aluno em situação de aprendizagem. Autores de livros didáticos e professores, muitas vezes, têm proposto situações de ensino que envolvem apenas aspectos utilitários e o cotidiano do aluno. Esta visão torna pobre a ideia de contexto e de contextualização, e pode conduzir ao enfraquecimento dos processos de ensino e de aprendizagem de conceitos matemáticos. A partir de exemplos, discutiremos os efeitos perversos desses temas sobre o ensino e aprendizagem de conceitos matemáticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário