Palestra3:
Contexto e contextualização nos processos de ensino
e aprendizagem da matemática no Ensino Básico
Prof. Dr. Saddo Ag Almouloud – PUC/SP
Contexto e contextualização no
ensino da matemática são dois temas presentes nas discussões da área da
Educação Matemática, nos PCN (BRASIL 1998 e 2010) e nas diretrizes curriculares. Mas
eles têm sido objeto de polémicas e equívocos na problematização de situações
portadoras de significado para o aluno em situação de aprendizagem. Autores de
livros didáticos e professores, muitas vezes, têm proposto situações de ensino
que envolvem apenas aspectos utilitários e o cotidiano do aluno. Esta visão
torna pobre a ideia de contexto e de contextualização, e pode conduzir ao enfraquecimento
dos processos de ensino e de aprendizagem de conceitos matemáticos. A partir de
exemplos, discutiremos os efeitos perversos desses temas sobre o ensino e
aprendizagem de conceitos matemáticos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário