A construção do ciclo trigonométrico no GeoGebra
Daniela
Santos de Andrade (daniela.andrade4694@gmail.com)
Deidiane
Santos de Andrade (deidianes48@gmail.com)
Fabiana
Gois de Jesus (fabianagj@hotmail.com.br)
Jacia
Rocha de Andrade Santos (jacia_lindinha@hotmail.com)
Maria
Edna dos Anjos Nascimento (edinhagatinha17@hotmail.com)
Discentes do Curso de Matemática, DMAI-UFS, Itabaiana, SE
Discentes do Curso de Matemática, DMAI-UFS, Itabaiana, SE
Murilo
de Medeiros Sampaio ( murilo@ufs.br )
Orientador, Professor de Matemática, DMAI-UFS, Itabaiana, SE
Orientador, Professor de Matemática, DMAI-UFS, Itabaiana, SE
Resumo: A necessidade de medir é quase tão antiga quanto à necessidade de
contar. Desde as primeiras civilizações, as medidas se tornaram a linguagem
fundamental à realização dos negócios no mundo. A trigonometria, sendo conteúdo
específico de grandezas e medidas, contempla as relações entre as medidas dos
lados e dos ângulos de um triângulo, relações essas desenvolvidas a partir da
necessidade do homem determinar, por exemplo, medidas inacessíveis. Com base
nisto desenvolveremos uma oficina para a construção do ciclo Trigonométrico
utilizando o software GeoGebra para que os
educandos descubram e compreendam, através de atividades investigativas, os
valores de seno, cosseno e tangente dos ângulos da 1ª volta da circunferência. Esta
oficina será ministrada em dois momentos: no primeiro momento faremos uma
abordagem sobre as ferramentas disponíveis no software e as relações dos lados no triângulo retângulo;
no segundo momento, introduziremos a construção do ciclo trigonométrico através da geometria dinâmica no
programa estudado sequencialmente com questões envolvendo trigonometria.
Agradecimento: O presente trabalho é realizado com apoio do
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, da CAPES -
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário